Ouvindo...

Eclipse solar mais longo do século: saiba data, hora, duração e onde observar o fenômeno

Lua se alinhará perfeitamente entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre a superfície terrestre

Eclipse solar de 8 de abril de 2024, durou 4 minutos e 28 segundos

Um eclipse solar total com a impressionante duração de 6 minutos e 22 segundos está gerando grande expectativa entre cientistas e entusiastas da astronomia. Apontado como o eclipse solar total mais longo do século XXI, o fenômeno está previsto para 2 de agosto de 2027, segundo informações divulgadas pela NASA.

Evento Astronômico do Século

Enquanto muitos se lembram do eclipse de 8 de abril de 2024, que durou 4 minutos e 28 segundos e foi visto nos Estados Unidos, México e Canadá, o evento de 2027 promete ser ainda maior, superando o recorde anterior de 11 de julho de 1991, que teve a fase de totalidade com 2 minutos e 10 segundos.

O eclipse ocorre quando a Lua se alinha perfeitamente entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre a superfície terrestre. A sombra, que se moverá a uma velocidade de cerca de 258 km/h, terá uma largura de 2,5 milhões de quilômetros quadrados e um comprimento de 15.227 km, formando um período de escuridão prolongado.

Onde e Como Observar

Para os interessados em testemunhar o fenômeno, a NASA confirmou que a melhor visibilidade estará em partes da Europa, África e sul da Ásia. A trajetória do eclipse começará no Oceano Atlântico, atravessará o norte da África por países como Marrocos, Tunísia, Líbia e Egito, e continuará por Arábia Saudita e Iêmen, até terminar no Oceano Índico.

A cidade de Luxor, no Egito, é o epicentro da observação, onde a totalidade do eclipse atingirá o seu pico de 6 minutos e 23 segundos. Os países que terão a oportunidade de ver o eclipse, seja de forma total ou parcial, incluem:

  • Espanha
  • Marrocos
  • Argélia
  • Tunísia
  • Líbia
  • Egito
  • Sudão
  • Arábia Saudita
  • Iêmen
  • Somália

Para uma observação segura, é crucial utilizar equipamentos de proteção adequados, como telescópios e binóculos com filtros solares especiais e óculos com certificação ISO 12312-2. A preparação inclui também a busca por locais com pouca poluição luminosa, ideais para a experiência.

Com a data definida, entusiastas e cientistas já começam a planejar suas viagens e a adquirir os equipamentos necessários para aproveitar ao máximo a oportunidade de presenciar um dos eventos celestes mais notáveis do século.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.