Ouvindo...

Cuidar do coração também ajuda a memória, a força e até a saúde na gravidez

Revisão científica mostra que hábitos saudáveis para o coração trazem benefícios para todo o corpo, em todas as fases da vida

‘Da cabeça aos pés, praticamente tudo melhora quando a saúde cardiovascular é otimizada’, afirma pesquisador

Uma revisão científica feita por pesquisadores dos Estados Unidos, e publicada no jornal The New York Times, mostra que cuidar bem do coração vai muito além de prevenir infartos. Segundo os especialistas, hábitos saudáveis para o sistema cardiovascular também ajudam a manter a memória, a força muscular, a visão, a audição e até a saúde durante a gravidez.

O estudo analisou mais de dez anos de pesquisas sobre as diretrizes da Associação Americana do Coração. Em 2010, elas foram lançadas com o título ‘Os 7 Simples da Vida’, incluindo alimentação equilibrada, exercícios físicos, controle de peso, glicose, colesterol, pressão arterial e evitar o tabaco. Em 2022, o sono reparador entrou na lista, que passou a se chamar ‘Os 8 Essenciais da Vida’.

Leia também

Para Donald Lloyd-Jones, um dos criadores das recomendações, “da cabeça aos pés, praticamente tudo melhora quando a saúde cardiovascular é otimizada”. Os benefícios começam nas células, reduzindo inflamações e retardando o envelhecimento, explicou Anthony Molina, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Os pesquisadores observaram que pessoas com boa saúde cardíaca tendem a ter melhor desempenho mental, menor risco de demência e depressão, mais mobilidade, força muscular preservada, visão e audição melhores e menor risco de complicações na gravidez.

Especialistas alertam que problemas como tabagismo, glicose alta ou acúmulo de gordura nos vasos aumentam o risco de derrame, perda de memória, dificuldade de locomoção e doenças durante a gestação. Jennifer Haythe, cardiologista em Nova York, destacou que “a gravidez exerce uma pressão significativa sobre o coração” e que mulheres com doenças cardiovasculares podem ter dificuldade para se adaptar a essas mudanças.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.