Ouvindo...

‘Cílios na régua': oftalmologista alerta para riscos da ‘moda’ de cortar cílios

Tendência, publicada por homens no TikTok, pode provocar infecções, irritações e danos permanentes à visão

Homens compartilham corte de cílios nas redes sociais

Uma nova tendência (trend) divulgada por homens nas redes sociais, principalmente no TikTok, tem preocupado especialistas em saúde ocular: o corte proposital dos cílios para criar um visual mais definido, prática apelidada de ‘ cílios na régua’.

Segundo a oftalmologista Liana Tito, além de afetar a estética, a ação compromete a proteção natural dos olhos.

Leia também

Em entrevista ao G1, a especialista explica que os cílios atuam como barreira contra detritos e abrigam, em sua raiz, glândulas responsáveis por produzir a gordura que compõe a lágrima. Ao cortar esses pelos, esclarece a médica, há risco de “lesões cortantes nas pálpebras e na superfície ocular, como as conjuntivas e a córnea”.

Ela alerta, ainda, que tais ferimentos “são uma porta de entrada para bactérias, causando lesões infecciosas graves”.

Outro problema é que, ao crescerem novamente, os cílios podem perder sua anatomia natural, causando irritação e vermelhidão. “Por favor, não cortem os cílios. Você pode estar causando um dano à sua saúde ocular”, reforça Liana Tito.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.