As
Um estudo conduzido pela Harvard T.H. Chan School of Public Health revelou que uma determinada quantidade de batatas fritas está associada a um risco significativamente maior de desenvolver
Como o estudo foi realizado?
A pesquisa, publicada na quinta-feira pela revista médica The BMJ, analisou dados de 205 mil participantes coletados ao longo de mais de três décadas em estudos anteriores, incluindo o Nurses’ Health Study, Nurses’ Health Study II e Health Professionals Follow-up Study.
Os dados sobre hábitos alimentares e diagnósticos médicos mostraram que consumir três ou mais porções de batatas fritas por semana aumentava em 20% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com quem consumia o alimento raramente.
O papel do método de preparo
Os pesquisadores destacam que o método de cozimento é um fator determinante.
Substituindo por outros carboidratos
O estudo também investigou o efeito de substituir batatas por outros alimentos ricos em carboidratos, como
“A mensagem de saúde pública é simples, mas poderosa: pequenas mudanças na alimentação diária podem impactar significativamente a prevenção do diabetes tipo 2", afirmou Walter Willett, epidemiologista e coautor do estudo.
Por fim, os pesquisadores ressaltam que nem todos os carboidratos são iguais e que as recomendações nutricionais devem considerar não apenas o tipo de alimento, mas também a forma de preparo e possíveis substituições dentro da dieta habitual.