Ouvindo...

Como mudar a cor das conversas no WhatsApp sem instalar outros apps

Nova função permite personalizar as cores dos chats diretamente pelo aplicativo

O WhatsApp liberou uma nova ferramenta que permite aos usuários personalizar a cor das bolhas de conversa - os balões que exibem as mensagens enviadas e recebidas. Agora, é possível escolher entre tons como vermelho, azul, roxo, verde, branco, preto, entre outros, sem necessidade de instalar aplicativos de terceiros.

Para mudar o visual padrão das bolhas no aplicativo:

  • Acesse o WhatsApp no celular;
  • Vá até ‘Configurações’ e depois em ‘Conversas';
  • Toque em ‘Tema padrão do chat';
  • Escolha ‘Cor do chat’ e selecione sua preferência.
Leia também

Também é possível personalizar a cor das bolhas em conversas específicas. Basta abrir o chat desejado, tocar nas informações do contato e escolher a opção ‘Tema do chat’.

Além dessa novidade, o WhatsApp oferece outras formas de personalização:

  • Fundos de tela personalizados: é possível aplicar uma imagem diferente para cada chat ou um plano de fundo único para todos;
  • Modo claro ou escuro: ideal para reduzir o cansaço visual e economizar bateria;
  • Toques de notificação customizados: cada conversa pode ter sons distintos para mensagens e chamadas;
  • Atalhos na tela inicial (em Android): permite criar ícones diretos para conversas específicas;
  • Avatares e figurinhas: usuários podem criar avatares personalizados que servem como foto de perfil ou sticker;
  • Perfil ajustável: nome, foto e status podem ser alterados livremente.

Novas funções em destaque no app

O WhatsApp também lançou recursos recentes, como:

Chats de áudio: possibilita conversas por voz em tempo real dentro de grupos, sem notificação sonora nem chamadas diretas para todos os participantes.

Música nos status: agora é possível adicionar trechos de músicas nos status - 15 segundos com imagem ou até 60 com vídeo. O catálogo vai de sucessos como ‘Ojos Así', de Shakira, até músicas infantis como ‘Baby Shark’.

Sua vez: com esse recurso, o usuário compartilha um status com uma proposta interativa, como uma pergunta ou tema, incentivando os contatos a responderem com seus próprios conteúdos.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.