Ouvindo...

Cardiologista alerta: quem consome azeite de oliva extravirgem todos os dias tem 28% menos risco de desenvolver demência

Doutor Aurelio Rojas recomenda o consumo diário de uma colher de azeite para proteger o coração, o cérebro e prevenir várias doenças

O azeite de Olivia além de ser importante para uma alimentação equilibrada, também é reconhecido por seus benefícios à saúde

O azeite de oliva é considerado um dos pilares da famosa dieta mediterrânea. Além de ser essencial para uma alimentação equilibrada, também é reconhecido por seus benefícios à saúde.

Geralmente usado para temperar saladas, preparar pratos no forno ou na frigideira, o azeite extravirgem é o tipo mais consumido e recomendado. No entanto, algumas pessoas adotaram o hábito de consumir uma colher de azeite puro diariamente, e essa prática tem respaldo na medicina.

O cardiologista Aurelio Rojas, especialista em saúde cardiovascular, defende esse consumo diário. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, ele revela que toma uma colher de azeite extravirgem todos os dias “têm 28% menos probabilidade de sofrer de demência’’, afirma.

Estudos comprovam os benefícios do azeite extravirgem

Rojas cita pesquisas científicas que reforçam os efeitos positivos do consumo regular de azeite extravirgem. De acordo com os estudos, o hábito pode:

  • Reduzir o risco de infarto e AVC em até 30%
  • Diminuir o colesterol ruim (LDL) e a inflamação
  • Proteger o intestino
  • Retardar o envelhecimento celular
  • Reduzir o risco de diabetes tipo 2 e artrite

Segundo o cardiologista, incluir uma colher de azeite extravirgem na rotina diária é uma maneira simples e natural de cuidar da saúde do coração, do cérebro e do corpo como um todo.

Atenção: a orientação de um especialista é essencial para uma alimentação equilibrada, e acompanhamento de saúde também é imprescindível para uma boa qualidade de vida.

* Sob supervisão de Marina Dias

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas