Ouvindo...

Cinco maneiras de incluir grão-de-bico no café da manhã

Formas práticas e nutritivas de incluir o grão-de-bico, alimento rico em proteínas, nas suas refeições

O grão-de-bico é um alimento simples, mas que oferece muitos benefícios para a saúde. Rico em proteínas, fibras, ferro e carboidratos complexos, ele ajuda a prolongar a saciedade, fortalece os músculos e fornece energia de forma constante, sem picos de fome. É especialmente indicado para o café da manhã, momento em que o corpo precisa de energia para começar o dia.

A seguir, confira algumas maneiras saborosas e fáceis de incluir o grão-de-bico nas suas refeições, com preparos que ficam frescos, quentinhos e muito nutritivos.

Refogado de grão-de-bico

Cozinhe o grão-de-bico até ficar macio e refogue com cebola picada, tomate, pimenta verde, folhas de louro ou outras ervas de sua preferência, além de sementes de mostarda ou cominho para dar sabor. Acrescente uma pitada cúrcumae coentro fresco. Essa preparação é leve e saborosa, ideal para acompanhar torradas, pães ou até mesmo ser consumida com arroz.

Recheio para pão sírio ou tapioca

Amasse o grão-de-bico cozido com gengibre ralado, limão, cominho e pimenta verde picada. Use essa mistura como recheio para pão sírio, tapioca ou sanduíches naturais. Para um toque especial, refogue com um pouco de azeite ou manteiga e sirva com coalhada ou molho de iogurte temperado.

Leia também

Pasta com grão-de-bico

Utilize o grão-de-bico para preparar uma pasta com sabor intenso e terroso. Bata o grão cozido com alho, pasta de gergelim, suco de limão e azeite. Essa pasta é ótima para passar no pão, servir como acompanhamento de legumes crus ou adicionar em wraps e saladas.

Panqueca salgada de grão-de-bico

Bata o grão-de-bico até formar uma massa cremosa, adicionando temperos como gengibre, pimenta verde e ervas. Frite em frigideira antiaderente, como uma panqueca fina e crocante por fora, macia por dentro. Sirva com molhos leves, como de hortelã ou tomate, para um lanche nutritivo e saboroso.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.