Ouvindo...

Por que você deve misturar cascas de melancia com óleo, segundo especialistas

Essa combinação inusitada concentra antioxidantes e aminoácidos benéficos para a saúde e estética

Rica em nutrientes, a casca da melancia pode ser reaproveitada de várias formas

A mistura entre a casca da melancia e óleos vegetais tem atraído a atenção de profissionais das áreas de nutrição e estética. Segundo especialistas, essa combinação potencializa efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e vasodilatadores.

A nutricionista Jessica Cordin, destaca que a casca da melancia é fonte de L-citrulina, um aminoácido que contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos e a melhora da circulação. De modo geral, a mistura fornece nutrientes essenciais como potássio, vitaminas C e B6, além de favorecer a saúde da pele quando aplicada diretamente sobre ela, ajudando a reforçar sua barreira natural.

Pesquisas recentes também indicam que a casca concentra compostos bioativos com alta capacidade antioxidante, o que auxilia na defesa do organismo contra o estresse oxidativo e oferece suporte à saúde cardiovascular.

Leia também

Para incluir essa mistura no dia a dia, veja algumas sugestões de uso:

  • Tônico facial natural: Ferva a casca da melancia, deixe esfriar e misture o líquido com um óleo leve (como o de semente de uva ou de melancia). Aplique na pele como um tônico refrescante.
  • Massagem para corpo ou cabelo: Use o extrato da casca combinado com óleo vegetal para hidratar a pele ou nutrir o couro cabeludo. Pode ajudar a reduzir a caspa e melhorar o aspecto dos fios.
  • Bebida antioxidante: Bata pedaços da casca (preferencialmente orgânica e higienizada) com um óleo vegetal leve e outros ingredientes funcionais para criar um smoothie nutritivo.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.