Ouvindo...

É melhor usar o ventilador com a janela aberta ou fechada? Saiba que existe uma resposta correta

Em dias de calor intenso, a decisão entre abrir ou fechar as janelas pode impactar diretamente a sensação de frescor dentro de casa

Encontrar estratégias para aliviar o desconforto térmico pode se tornar uma necessidade em períodos de temperaturas mais altas. Nesse cenário, os ventiladores são protagonistas, mas surge a dúvida: eles funcionam melhor com as janelas abertas ou fechadas.

Embora o ventilador não seja capaz de reduzir a temperatura ambiente, ele cria uma sensação de frescor que pode aliviar o calor, desde que seja usado corretamente.

Especialistas, ouvidos pelo jornal mexicano Informador, explicam que a escolha entre janelas abertas ou fechadas depende da diferença de temperatura entre o interior da casa e o ambiente externo.

Leia também

“Se o ar do lado de fora estiver mais quente do que a temperatura corporal, algo em torno de 35 a 36 °C, manter as janelas abertas fará com que o ventilador não ofereça alívio algum”, dizem.

Nessas condições, a melhor estratégia é fechar as janelas e ligar o ventilador. Isso evita a entrada de ar quente e ajuda a circular o ar interno, mantendo o ambiente mais suportável.

Por outro lado, “se o exterior estiver mais fresco que o interior da casa, abrir as janelas pode ajudar a expulsar o ar quente e deixar que entre o fresco”, apontam os especialistas.

Durante os momentos mais quentes do dia, a recomendação é manter tudo fechado para evitar a entrada de calor. Já nas horas mais frescas, como o início da manhã ou o entardecer, é vantajoso ventilar a casa abrindo portas e janelas.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.