Ouvindo...

Ferramenta de inteligência artificial prevê suposto apagão global e gera polêmica online

A IA definiu 27 de abril de 2027 como a data de uma suspeita de queda de energia global

Os avanços na inteligência artificial (IA) estão revolucionando todas as áreas da vida moderna, da medicina à economia. Entretanto, quando esses sistemas começam a fazer previsões sobre eventos catastróficos, a reação do público nem sempre é entusiasmada.

Esse é o caso de uma consulta viral que perguntou a uma IA quando ocorreria a próxima queda de energia global.

A informação, sem qualquer respaldo científico ou técnico, a resposta da IA rapidamente se tornou viral e gerou teorias da conspiração, medo e piadas.

Leia também

O que a IA disse sobre o apagão mundial?

Segundo o site El Economista, a pergunta surgiu de um usuário que usou uma ferramenta de IA para investigar a possibilidade de um apagão total. Em sua resposta, a inteligência artificial afirmou que 27 de abril de 2027 poderia ser a data de um “apagão global que afetaria simultaneamente vários continentes”.

No entanto, nenhuma causa foi especificada, apenas uma vaga menção a fatores como colapso de infraestrutura, ataques cibernéticos coordenados, tempestades solares ou falhas em redes elétricas interconectadas.

É possível uma queda de energia global?

Embora seja verdade que os sistemas elétricos estejam interconectados e que podem ocorrer situações como os ataques cibernéticos a usinas nucleares e redes elétricas no passado, a possibilidade de um apagão global simultâneo não tem base científica.

Além disso, as redes elétricas operam regionalmente e têm mecanismos de isolamento que impedem que uma falha se espalhe descontroladamente.

O cenário mais provável em uma crise energética seria um colapso zona por zona, mas não uma escuridão total e sincronizada.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo