Parece que o Papa Leão XIV escolheu o que será seu novo carro no papado. Todos os seus movimentos estão sendo analisados e comparados com o estilo sóbrio que o Papa Francisco adotava. No entanto, Robert Francis Prevost optou por algo mais moderno no que diz respeito a automóveis. Talvez um dos aspectos que mais chamou a atenção seja sua afinidade com a tecnologia. Ele já foi visto usando um Apple Watch.
E não só isso, mas o novo papa tomou a decisão de substituir o clássico e simples Fiat 500L branco que Bergoglio costumava usar por uma Volkswagen Multivan azul escura.
Assim é a Volkswagen Multivan do Papa Leão XIV
O carro escolhido por Leão XIV é um dos que o Vaticano habitualmente tem à disposição. Trata-se de uma minivan com capacidade para seis pessoas e equipada com um motor híbrido plug-in de 245 cv e transmissão automática DSG. Os amantes de veículos a conhecem pela versatilidade que oferece na estrada, mas também por ser um modelo moderno.
Pope Leo visits the shrine of Our Lady of Good Counsel in Genazzano, outside of Rome.
— Vatican News (@VaticanNews) May 10, 2025
The sanctuary has been run by the Augustinian Order (of which Pope Leo was a part) since the Middle Ages. pic.twitter.com/Vq53bodvFS
O novo pontífice quis seguir o exemplo de outros papas anteriores que escolheram veículos alemães blindados.
Volkswagen Multivan, o novo carro do papa
O último “Papamóvel” de Francisco
É importante lembrar que, por ocasião da celebração do Ano Jubileu, a Mercedes quis presentear o sumo pontífice com um Classe G de emissão zero em dezembro. Este SUV foi perfeitamente modificado para que Francisco pudesse usá-lo em suas aparições públicas.
Este modelo tinha uma carroceria na cor branco perolado e dispunha de um espaço aberto na parte traseira, onde estava instalado o assento de onde o Papa saudava os fiéis em suas aparições públicas. Além disso, contava com tração integral nas quatro rodas. O 4x4 era totalmente elétrico. Ou seja, cumpria as normas do Vaticano que estipulam que todos os seus veículos serão livres de emissões até 2030.