Ouvindo...

Cinco pescadores que sobreviveram 55 dias à deriva bebendo água da chuva e fervendo peixes

Grupo chegou às Ilhas Galápagos neste sábado (10)

Os pescadores sobreviveram tomando água da chuva e se alimentando de peixe

Cinco pescadores foram resgatados neste sábado (10) nas ilhas Galápagos, no Equador, após permanecerem 55 dias à deriva no oceano. A informação foi confirmada pela Marinha do país nas redes sociais.

Os tripulantes — três peruanos e dois colombianos — estavam desaparecidos desde meados de março. Eles foram localizados na quarta-feira (7) por uma embarcação equatoriana dedicada à pesca de atum.

De acordo com as autoridades equatorianas, o grupo havia partido da Baía de Pucusana, ao sul de Lima, capital do Peru, no dia 16 de março. Dois dias após a saída, os pescadores enfrentaram problemas no alternador da embarcação, o que comprometeu a navegação.

Leia também

Durante os quase dois meses à deriva, os homens sobreviveram consumindo água da chuva e cozinhando peixes. Após serem encontrados, foram encaminhados às Ilhas Galápagos, onde receberam atendimento médico.

Segundo a Marinha, todos estão em condição estável de saúde. A instituição coordenou com autoridades nacionais e estrangeiras para garantir o retorno seguro das vítimas do naufrágio aos seus respectivos países

Este não foi o único caso recente de sobrevivência extrema no mar. No início do ano, o pescador peruano Máximo Napa, de 61 anos, foi resgatado após passar 95 dias sozinho à deriva. Ele também foi salvo por uma embarcação equatoriana e retornou ao Peru em março, onde reencontrou sua família.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.