Fabricante de um dos refrigerantes mais consumidos do mundo, a
Um exemplo disso foi a compra, pela Coca-Cola, do Guaraná Jesus. A bebida foi batizada em homenagem ao seu criador, o farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes. Ele inventou a primeira fórmula do cativante refrigerante cor-de-rosa em um pequeno laboratório em São Luís, em 1927, segundo consta na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Inicialmente, o Guaraná Jesus tinha um gosto levemente amargo, mas sua fórmula foi aprimorada para alcançar o sabor doce da bebida que conhecemos hoje em dia, que a tornou uma febre, sobretudo na região Nordeste.
Venda do Guaraná Jesus
A família do criador decidiu vender a marca para a Companhia Maranhense de Refrigerantes em 1980, alguns anos após a morte de Jesus Norberto Gomes, que faleceu em 1963. A companhia, que não existe mais, era franqueada pela Coca-Cola Brasil. Em 2001, a empresa adquiriu os direitos da bebida.
De acordo com a revista PEGN, a Coca-Cola se comprometeu com a família do maranhense a manter as características tradicionais do Guaraná Jesus, como o sabor, a característica cor rosa e até as cores do rótulo. Além disso, a marca também mantém o logotipo “Jesus”, inspirado no nome de seu criador.
A maior mudança da marca aconteceu em 2008, quando uma campanha da Coca-Cola, aberta ao público do Maranhão, definiu qual seria o novo rótulo da bebida. A opção vencedora do concurso foi inspirada nos azulejos coloniais típicos da capital São Luís e é, até hoje, a identidade visual da bebida.