Ouvindo...

Crush, Grapette, Guaraná Brahma: relembre refrigerantes que foram febre nos anos 80 e 90

Alguns refrigerantes que foram febre nos anos 1980 e 1990 já não existem nos dias atuais e deixam saudades

Latinhas de refrigerante antigos

Se você nasceu depois dos anos 1980 ou 1990, provavelmente você não sabia que marcas como Brahma e Skol fabricavam refrigerantes, além de cervejas. Pois bem, eles não só fabricavam como eram uma verdadeira febre no final do Século XX. Mas o que aconteceu com eles?

A Itatiaia te responde isso. Foram selecionados 5 refrigerantes que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 90, e, agora, você entenderá o que aconteceu com cada um deles.

Guaraná Skol

O Guaraná Skol foi o pioneiro quando o assunto é refrigerantes em lata, sendo o primeiro do Brasil a ser comercializado dessa forma. Lançado em 1975, o refrigerante foi fabricado até 1989. Para beber, era necessário abrir com um abridor de latas.

Guaraná Skol foi febre nos anos 1980/90

Guaraná Brahma

Produzido pela Brahma nos anos 20, o Guaraná Brahma foi um verdadeiro sucesso desde a sua criação. No entanto, apesar de ter sido uma ‘febre’ desde o lançamento, foi descontinuado em 2001, quando foi feita a junção da Brahma com a Antarctica, que resultou na Ambev.

Guaraná Brahma

Leia também

Grapette

“Quem bebe Grapette repete”. Quem lê essa frase, se lembra do primeiro refrigerante de uva do Brasil. Ele chegou no país em 1948, produzido pela Companhia de Refrigerantes Guanabara. Depois do sucesso, várias franquias foram abertas nacionalmente. Apesar do sucesso no último século, hoje em dia, o refrigerante sumiu dos mercados brasileiros.

Crush

Para a geração Z, crush é uma pessoa por quem você é apaixonado (a). Porém, nos anos 1980/90, essa palavra dava nome a um refrigerante de laranja muito famoso. A bebida foi criada em 1916 por Clayton J. Powel, nos Estados Unidos, e era produzida no Brasil por indústrias como a Golé e a Pakera. No entanto, o refrigerante parou de ser produzido em 1990.

Crush foi febre nos anos 80/90

Baré

Outro refrigerante que marcou gerações, mas que foi descontinuado após a junção da Brahma com a Antarctica foi o Baré. A bebida tinha sabores de tutti-frutti e noz-de-cola, mas parou de ser produzida a nível nacional em 2000. Atualmente, é comercializado na Amazônia e compete com a Coca-Cola no quesito popularidade.

Refrigerante Baré

*Com informações do blog Propagandas Históricas

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.