Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Cometa Halley provoca chuva de meteoros em maio; entenda

Trilha de poeira deixada pelo corpo celeste será visível do Hemisfério Sul

Cometa Halley

Mesmo sem estar visível no céu, o cometa Halley segue influenciando eventos astronômicos fascinantes. Com uma órbita regular de aproximadamente 76 anos, ele é responsável por duas das principais chuvas de meteoros do calendário anual: os Eta Aquarídeos, em maio, e os Orionídeos, em outubro.

Neste mês, os Eta Aquarídeos devem iluminar o céu noturno do Hemisfério Sul, com pico previsto entre as madrugadas de segunda (5) e terça-feira (6). O fenômeno ocorre quando a Terra cruza a trilha de poeira deixada pelo Halley ao longo de sua trajetória pelo Sistema Solar.

Para acompanhar o espetáculo, o ideal é buscar um local com pouca poluição luminosa e direcionar o olhar para o leste, a partir das 2h da manhã. Estima-se que, durante o pico, será possível observar até 50 meteoros por hora.

Leia também

Cometa Halley

Considerado um dos fenômenos astronômicos mais conhecidos do mundo, o Halley é um cometa periódico, visível da Terra a cada 75 ou 76 anos. Sua última aparição foi registrada entre 1985 e 1986; a próxima está prevista para 2061.

O que são chuvas de meteoros?

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa regiões do espaço repletas de fragmentos cósmicos, geralmente deixados por cometas. Essas partículas entram na atmosfera em alta velocidade, queimam e produzem riscos luminosos no céu.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.