Ouvindo...

Assinado contrato para ‘megaferrovia’ vai ligar a Bahia ao Peru

Depois de concluído, projeto deve reduzir de 40 para 28 dias o tempo médio de transporte de cargas do Brasil para a Ásia

O documento não implica o início imediato da construção , mas estabelece um compromisso de ambas as partes para definir o traçado

Brasil e China assinaram no início deste mês um acordo de cooperação para desenvolver estudos técnicos sobre a construção de uma ferrovia que ligaria o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay, no litoral do Peru, cruzando o continente sul-americano do Atlântico ao Pacífico.

O anúncio foi feito em Brasília com a assinatura de um memorando de entendimento entre a estatal brasileira Infra S.A. , subsidiária do Ministério dos Transportes, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Ferroviário da China. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos brasileiros e de outros países da América do Sul para a Ásia, especialmente para a China, principal parceiro comercial do Brasil.

Leia também

Projeções do governo peruano indicam que a nova rota pode reduzir de 40 para 28 dias o tempo médio de transporte de cargas do Brasil para a Ásia. Os custos também devem ser menores, por causa do uso de modais ferroviários e marítimos, em substituição ao transporte por rodovias e portos no Sudeste do Brasil.

No Brasil, o trem bioceânico deve cruzar estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O porto faz parte da iniciativa “Cinturão e Rota”, a chamada “Nova Rota da Seda”, programa chinês que investe em infraestrutura em diversos países.

Vale lembrar que a assinatura do documento não implica no início imediato da construção do projeto. Por enquanto, o que temos é um compromisso de ambas as partes para definir o traçado, os impactos ambientais, os custos e as modalidades de financiamento.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.