Técnica de enxertia em tomates é tema de estudo universitário no Sul de Minas

Pesquisa da UFLA em parceria com a Feltrin Sementes busca maior qualidade, resistência a doenças e redução de pulverizações químicas.

Cultivo experimental já produz frutos para o Restaurante da UFLA e contribui com ações sociais.

Tomates produzidos com técnica inovadora de alta produtividade estão sendo implementados em um restaurante de uma universidade do Sul de Minas. O cultivo desses frutos com a técnica de enxertia vem sendo realizado por meio de estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Feltrin Sementes, e com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural.

A técnica, comum em culturas de uva e citros, une duas plantas diferentes: uma funciona como porta-enxerto resistente, enquanto a parte aérea produz os frutos comerciais. A pesquisa já desenvolveu cerca de 80 híbridos resistentes a doenças agressivas do solo e busca alcançar maior qualidade dos frutos. O resultado pode fortalecer também a produção orgânica e a sustentabilidade no campo.

Leia também

Parte da produção experimental é destinada ao Restaurante Universitário (RU) e a outra parte é comercializada internamente. O coordenador da pesquisa, professor Sebastião Márcio de Azevedo, especialista em melhoramento genético fala sobre o estudo: “A enxertia no tomate está se consolidando como uma tecnologia inovadora. Além de vigor e aumento de produtividade, traz mais segurança ao produtor e reduz significativamente pulverizações químicas.”

Ouvindo...