A Prefeitura de Varginha comunicou nesta terça-feira (18) o desligamento de William Gregório Grande, que exercia o cargo de Secretário de Obras e Serviços Urbanos. A exoneração ocorre em decorrência de uma investigação da Polícia Civil que apura o uso indevido de maquinário pertencente à Prefeitura em propriedades e empreendimentos particulares. Foram realizadas diligências em vários endereços, incluindo o do ex-secretário. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Houve ainda o cumprimento de medidas de sequestro de bens e valores.
A investigação identificou indícios de que servidores municipais teriam ordenado ou permitido o uso de tratores públicos em atividades de interesse pessoal. Os investigados poderão responder por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Foram apreendidos R$ 10.100, US$ 6.200, documentos, cinco celulares, quatro notebooks e um veículo automotor. As apurações seguem sob sigilo, com novos levantamentos em andamento para identificar outros envolvidos.
A Prefeitura se colocou à disposição da Polícia Civil para eventuais esclarecimentos. De acordo com nota emitida pela administração, a decisão de exonerar o secretário ocorreu em comum acordo durante uma reunião que contou com a presença de William Gregório Grande, do prefeito Leonardo Ciacci e do procurador-geral do município, Dr. Evandro Santos. O novo nome para assumir a pasta deve ser anunciado em breve.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Varginha tomou conhecimento que a Polícia Civil cumpriu, nesta data (18/11/25), mandados de busca e apreensão em endereços diversos localizados no Município, tudo dentro dos autos de Inquérito Policial – Pcnet 13908591. Dentre os endereços, está o do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos do Município, Sr. Willian Gregório Grande. A Prefeitura de Varginha, por determinação do Prefeito Leonardo Ciacci, e por intermédio da Procuradoria-Geral do Município, já fez contato com a Polícia Civil, colocando a Administração Pública à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários e para colaborar integralmente em tudo o que a investigação necessitar a fim de que os fatos investigados sejam completamente apurados e esclarecidos.
A transparência e a lisura são compromissos inafastáveis da Gestão Municipal, que não compactua e não admite quaisquer atos que não sejam praticados dentro do absoluto rigor da lei. Assim, a Prefeitura Municipal informa que, embora reconhecendo o direito constitucional ao contraditório, à ampla defesa e ao devido processo legal inerentes a qualquer pessoa, ao mesmo tempo, tem como imprescindível que não haja qualquer quebra de confiança dos cidadãos no Poder Público, motivo pelo qual informa que, em reunião com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, na qual participaram o Prefeito Municipal Leonardo Ciacci e o Procurador-Geral do Município, Dr. Evandro Santos, foi decidido, em comum acordo, pela exoneração do referido Secretário à partir da presente data, liberando-o para que faça sua defesa e, caso consiga comprovar inocência, retornar ao cargo no futuro.
Informa ainda que, na presente data, será anunciado o nome de quem assumirá a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.”