Ouvindo...

Reativação da ferrovia pode deixar preço do frete pela metade entre Varginha e o porto de Angra-RJ

Afirmação é do prefeito de Varginha após reunião no Ministério dos Transportes

Os três lotes incluídos no projeto do governo Federal incluem Varginha

Após reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, o prefeito de Varginha Leonardo Ciacci afirma ter certeza na reativação do trecho da ferrovia que liga Varginha a Lavras, facilitando o escoamento de produtos industriais e agrícolas até o porto de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Em conversa com a imprensa, Ciacci afirma que agora o processo de reativação não tem volta.“Para nós é uma conquista gigantesca porque a gente vai passar a ter agora o modal ferroviário para o transporte, inicialmente para cargas e também posteriormente podendo vir a ser de passageiros. Hoje nós só temos o modal rodoviário, e o ferroviário, além da agilidade, do preço do frete, que é bem mais acessível, vai fazer com que os produtos aqui da nossa região sejam transportados até o porto de Angra e podendo ser exportados para o mundo inteiro.”

O prefeito considera a inclusão do lote Varginha-Lavras no chamamento público que será feito pelo Governo Federal, uma vitória para a região. “Esse trecho de Varginha-Lavras, como o de Barra Mansa-Angra, que foram inseridos, porque Arcos a Barra Mansa já existe e está em operação, os três lotes que serão ofertados, todos contemplam as três regiões, ou seja, não ficaremos de fora.”

Ciacci lembrou que frete do transporte ferroviário pode custar metade do valor do transporte rodoviário, gerando ganho para o empresário e para os produtores rurais. A reunião no Ministério dos Transportes em Brasílias aconteceu na semana passada, com a presença do Prefeito de Varginha, e agora basta apenas esperar a tramitação do chamamento público.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .