Quarenta e cinco questões de Matemática e a mesma quantidade de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, esse é o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece neste domingo, dia 16.
O aluno precisa ficar atento àquelas regras de sempre: não se atrasar, dormir bem e se alimentar adequadamente antes da prova. É importante levar garrafinha de água transparente, lanches em embalagens transparentes, caneta azul ou preta e documento original com foto.
Mas, para quem ainda quer revisar o conteúdo, a Rádio Itatiaia convida os professores Gustavo Paiva, do Colégio Santos Anjos, em Varginha, e Bianca Borges, da Escola Estadual Targino Nogueira, de Elói Mendes, para deixar as dicas.
Gustavo, conta um segredo para fazer uma boa prova. “A estrela é a Matemática, é nela que você consegue a maior nota, né? Você que está buscando aqueles 40 acertos em Matemática pra passar dos 800 pontos, foca nisso. Ciências da Natureza vem depois, com sua importância também, mas o destaque do dia vai pra Matemática. Faz a prova primeiro, pega os exercícios fáceis e deixa os difíceis pro final”.
A Ana explica que o aluno precisa evitar situações que possam causar ansiedade. “Bom, pra fazer uma boa prova, é muito importante que o cérebro esteja descansado, pra que ele consiga funcionar bem. Então, é muito importante descansar, guardar esse dia pra descansar. Pra algumas pessoas, funciona revisar algumas fórmulas, alguns macetes, mas se isso for despertar uma ansiedade na pessoa, é melhor só descansar. Dormir cedo, se alimentar bem, optar por alimentos mais saudáveis, mais balanceados, que não sejam tão gordurosos. Nada de energético, nenhum estimulante, porque isso pode piorar a ansiedade — e a ansiedade, nesse momento, é o pior inimigo. Então, se hidratar bem, beber bastante água, se alimentar bem, descansar bastante. E pra aqueles que lidam bem com a ansiedade, que não vai despertar ansiedade, revisar algumas fórmulas pode ajudar. Mas, se isso for atrapalhar, é melhor só descansar mesmo”.