UFLA e Receita Federal ampliam projeto que leva computadores a escolas públicas

Parceria com o Ministério das Comunicações prevê a entrega de 3 mil equipamentos reaproveitados até o próximo ano.

Projeto da UFLA transforma equipamentos ilegais em computadores e amplia o acesso à tecnologia na rede pública de ensino.

Mais 3 mil TV Box transformadas em computadores devem ser entregues a unidades de ensino até março do ano que vem. O trabalho de descaracterização desses aparelhos, apreendidos durante operações da Receita Federal na região, é realizado no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet) da UFLA, com apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC).

A iniciativa começou em 2022, em parceria com a Receita Federal, e ao longo dos últimos anos passou a integrar o Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações.

Leia também

Estudantes e professores são responsáveis pela descaracterização e adaptação dos equipamentos, que se transformam em ferramentas de aprendizagem.

A entrega mais recente destinou 500 computadores a escolas do Sul de Minas, beneficiando 14 municípios. Até março, quando se encerra a fase atual do projeto, a previsão é que mais 3 mil computadores sejam repassados às redes municipais e estaduais de ensino.

Ouvindo...