A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, nesta quinta-feira (5/2), a operação Zero Grau, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu nos municípios de Machado, onde foram cumpridos dez mandados, e em Pouso Alegre, com uma ordem judicial. A investigação apura crimes como exibição de manobra perigosa, associação criminosa, adulteração de veículos, corrupção de menores e apologia ao crime.
As investigações apontam que os suspeitos formaram um grupo organizado em aplicativos de mensagens para planejar e incentivar manobras perigosas com motocicletas, como “empinar” os veículos em vias públicas e rodovias. Em Machado, dois dos mandados foram executados em residências de adolescentes, indicando o envolvimento de menores nas práticas ilícitas.
Segundo a PCMG, o grupo produzia vídeos das manobras e os divulgava constantemente em redes sociais. Perfis específicos eram utilizados para difundir as imagens, o que, conforme a apuração, incentivava a prática criminosa e colocava em risco a segurança viária e a integridade física de terceiros nas áreas centrais e rodovias da região.
Durante a operação, os policiais apreenderam sete motocicletas, aparelhos celulares e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Todo o material recolhido será utilizado para subsidiar o avanço das investigações e a individualização da conduta de cada integrante do grupo.
Ao todo, 36 policiais civis de diversas unidades participaram da operação. Além de agentes de Machado e Pouso Alegre, a ação contou com o apoio de equipes de Alfenas, Areado, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Poço Fundo e Paraguaçu.