Ouvindo...

Operação realizada na região do Lago de Furnas prendeu 401 pessoas

A Mar de Minas IV foi promovida pelo Governo de Minas.

Trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22).

Chegou ao fim a Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas em parceria com órgãos federais e instituições parceiras. A ação teve início em 19 de maio e foi concluída no último domingo (22). O balanço oficial, divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aponta um total de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, além da prisão de 401 pessoas, sendo 385 em flagrante.

Durante o período, foram realizadas ações preventivas, repressivas e de fiscalização em diversos pontos da região do Lago de Furnas, com abordagens e investigações terrestres, marítimas e aéreas. Além dos adultos presos, 28 adolescentes foram apreendidos, sendo 13 em flagrante por ato infracional.

Leia também

A operação resultou ainda na conclusão de 1.178 inquéritos policiais, na instauração de 944, na realização de 584 diligências e na lavratura de 319 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Durante a intensificação das ações no feriado de Corpus Christi, em Capitólio, as equipes contaram com o apoio da carreta do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), equipada com tecnologia embarcada e câmeras de alta precisão.

Levantamento das ações em terra:

  • Mais de 2,7 mil pessoas abordadas;
  • 2.743 veículos fiscalizados;
  • 136 testes de bafômetro realizados, resultando em 142 autos de infração aplicados, 26 veículos apreendidos, seis condutores inabilitados autuados, além de três autuações por recusa a se submeter ao teste de bafômetro e uma por embriaguez;
  • Quase 19 quilos de maconha apreendidos, mais de três quilos de cocaína, 500 gramas de haxixe e 200 gramas de crack;
  • Apreensão de 15 armas de fogo, 12 armas brancas, dois simulacros e 173 celulares;
  • Fiscalização agropecuária verificou 311 cargas de animais e 49 cargas de agrotóxicos, inspecionou 128 veículos inspecionados, 31 cargas vegetais conferidas e seis autos de infração registrados.

Levantamento das ações em água:

  • Fiscalização de 467 embarcações, incluindo 224 abordagens a veículos de transporte de passageiros, 140 a embarcações de esporte e recreio, 33 abordagens a motos aquáticas, 45 a embarcações flutuantes e 18 abordagens a balsas de travessia;
  • Foram realizados 32 testes de bafômetro, com 11 condutores inabilitados autuados, nove embarcações apreendidas e 138 autos de infração registrados.

Levantamento das ações em ar:

  • Oito locais foram alvo de fiscalização da aviação civil, sendo duas aeronaves fiscalizadas;
  • O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou 24 ações de gestão de risco de acidentes;
  • Fiscalização do meio ambiente fez 89 abordagens, que resultaram em 22 autos de infração e na suspensão ou embargo de sete atividades.