Concurso de Qualidade dos Cafés do Estado chega à reta final na próxima semana

Avaliação definirá campeões regionais e o produtor vencedor da safra 2025 em Minas Gerais.

Ao todo, são vinte amostras na categoria Café Natural e outras vinte na categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

O Concurso de Qualidade dos Cafés do Estado, promovido pela Emater-MG está entrando na reta final. Na próxima segunda-feira (24), 40 amostras de café serão analisadas na loja do supermercado Verdemar, no bairro Sion, em Belo Horizonte, das 8h às 13h.

O objetivo é definir os campeões regionais de cada categoria da competição, além do grande vencedor estadual da safra 2025, aquele que obtiver a maior nota entre todos os participantes.

São 20 amostras na categoria Café Natural e 20 na categoria Café Cereja Descascado/Despolpado/Desmucilado. Os oito juízes irão aplicar o protocolo da Specialty Coffee Association (SCA), entidade referência mundial em cafés especiais. Somente nesta etapa final, a expectativa é que sejam provadas cerca de mil xícaras, devido à repetição dos testes e à necessidade de avaliações comparativas de alto rigor técnico.

Leia também

A cerimônia de divulgação dos resultados e a premiação serão realizadas no dia 11 de dezembro, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte.

Recorde de inscrições

A edição de 2025 registrou o maior volume de inscrições da história do concurso, com 1.853 amostras enviadas por produtores das regiões do Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Após as análises físicas e sensoriais em etapas anteriores, chegaram à final cafés que obtiveram nota superior a 90 pontos (de um total de 100), patamar considerado de excelência internacional, segundo os critérios da SCA.

De acordo com o coordenador técnico da Emater-MG, Willem de Araújo, o alto número de inscrições e a qualidade dos finalistas consolidam o concurso como referência nacional. “Será uma uma decisão muito difícil para os oito juízes que participarão dessa etapa final, em Belo Horizonte. A qualidade dos cafés este ano está muito acima do esperado”, afirma.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e Conselho Nacional do Café (CNC). O Sistema Sicoob Crediminas e os Supermercados Verdemar são patrocinadores da edição 2025.

Ouvindo...