A Emater-MG participa, nesta sexta-feira (6/2), de um dia de campo em Três Pontas, no Sul de Minas, focado na sustentabilidade da cafeicultura. O encontro acontece na Fazenda Matão, a partir das 8h, em parceria com a Louis Dreyfus Company e o Cecafé. O objetivo é divulgar o programa “Construindo Solos Saudáveis”, que utiliza técnicas de manejo para equilibrar produtividade e conservação ambiental.
Durante o evento, os produtores conhecerão na prática o uso das chamadas “plantas de serviço” nas entrelinhas do café. Espécies como crotalárias, milheto, nabo forrageiro e feijão-guandu são cultivadas para melhorar a estrutura biológica do solo, reduzir a erosão e aumentar a infiltração de água. Após a roçada, essa vegetação forma uma palhada que protege a terra e preserva a matéria orgânica.
Criado em 2021, o programa da Emater-MG já conta com cerca de mil Unidades Demonstrativas implantadas em Minas Gerais. Segundo o coordenador técnico Bernardino Cangussu, a busca por práticas sustentáveis é uma tendência crescente no setor. Em Três Pontas, os cafeicultores poderão observar as plantas em pé e o processo de roçada para avaliar a produção de biomassa sob a orientação do técnico Marcelo Tardioli.
Além da agenda no Sul de Minas, um segundo evento está programado para o dia 12 de fevereiro, em Romaria, no Triângulo Mineiro. A atividade na Fazenda Santa Fé será coordenada pela técnica Guilhermina Severino e também contará com visita técnica a uma lavoura que utiliza o sistema de consórcio entre plantas de cobertura e café.