Maria da Fé amanheceu coberta por geada nesta quinta-feira (12). O município, que fica na Serra da Mantiqueira, registrou temperatura negativa: -0,4°C, segundo a WS Consultoria, empresa parceira do Instituto Nacional de Meteorologia. Uma fina camada de gelo também foi percebida em algumas regiões do município.
Outras cidades da região também tiveram manhãs bem frias: Delfim Moreira registrou 0,7°C, Caldas, 0,8°C, e Sapucaí-Mirim, 1,5°C. Segundo o Clima Tempo, até sábado (14) essas cidades devem ter mínimas que variam de 5ºC a 8ºC, sem previsão de geadas.
O secretário municipal de Turismo de Maria da Fé, Zé Maurício, destaca que o turismo na cidade tem ganhado forma. O município, que tem mais de 100 anos de tradição, tem investido cada vez mais neste turismo voltado para as baixas temperaturas. Quem escolher passar o dia de Corpus Christi (19 de julho), no município pode vivenciar um clima característico. “Quem escolher vir para Maria da Fé, aqui no centro, faz muito frio. Essa pessoa vai sentir um frio de alta intensidade, um frio seco, que a gente fala. A gente, sim, tem chalés aqui. Chalés básicos até chalés de alto padrão. A gente tem a gastronomia mineira até a mais sofisticada. A gente tem o artesanato da senhorinha que faz um pano de prato até um grande designer com renome mundial,” explica.
Maria da Fé já está se preparando para um festival, que acontece no próximo mês. O Festival de Inverno chega à sua 13ª edição e vai acontecer nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho. O evento é muito esperado pelos empresários locais. Zé Maurício fala da programação.“Dentro do festival, a gente tem várias nuances. Primeiro, são as exposições de arte e design, de produtores locais de azeite, café, queijos. Temos várias opções. Uma pasta gastronômica diversificada, com cafés da região, café imperial, outras dinâmicas de cervejarias artesanais. E também a gente trabalha as atrações musicais. Dentro disso, a gente traz algumas atrações que ainda não estão fechadas. Então, em relação às festividades, o Festival de Inverno se destaca como a principal festividade de Maria da Fé para, justamente, celebrar o nosso inverno”, pontuou.
Quem quiser visitar o município, que é famoso pela produção de azeites, pode também conhecer um pouco da origem dos azeites que sempre trazem prêmios para a região. O secretário de turismo destaca a programação especial durante os meses mais frios do ano. “As fazendas também realizam atividades especiais durante o inverno. Algumas delas têm pratos, menus especiais para esse período, e também oferecem visitas guiadas aos olivais. A gente tem locais de trilhas, piqueniques, café ao pôr do sol. As fazendas olivicultoras também ofertam, nesse período de alta nossa, atividades diferentes do que eles fazem normalmente durante o ano.”