Ouvindo...

Mais de 200 amostras avançam no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Produtores devem entregar uma nova amostra até o dia 30 de outubro em qualquer unidade da Emater.

Nota mínima de classificação foi 85 pontos, conforme a metodologia da Associação de Cafés Especiais.

Duzentas e setenta e uma amostras foram classificadas para a segunda etapa do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Os produtores selecionados devem entregar uma nova amostra de dois quilos do mesmo lote utilizado na fase anterior até o dia 30 de outubro, em qualquer escritório da Emater-MG.

Segundo a instituição, foram inscritas 1.847 amostras, das quais 271 avançaram para a próxima fase. A lista com os produtores classificados está disponível no site da Emater ou neste link.

A nota mínima para classificação à segunda fase foi de 85 pontos, de um total de 100, conforme a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês). Entre as amostras selecionadas, 191 são da categoria Café Natural e 80 da categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

Leia também

Assim como no ano passado, a região das Matas de Minas voltou a se destacar, com 172 amostras classificadas, seguida pelo Sul de Minas, com 57 amostras entre as finalistas. As demais classificadas são das regiões Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.

As análises sensoriais da primeira fase foram realizadas em Boa Esperança, em setembro, por uma equipe coordenada pelo renomado provador Gilmar Cabral. Estima-se que mais de 10 mil xícaras tenham sido provadas durante o processo.

Próxima etapa

Os classificados devem enviar as amostras acompanhadas da mesma ficha de inscrição utilizada anteriormente, sem necessidade de novo cadastro. O produtor também deve reservar cinco sacas beneficiadas de 60 kg do café concorrente (tipo 2, peneira 15 acima e umidade entre 10 e 12%), informando o local de armazenamento das mesmas.

A segunda fase de análises do concurso será realizada entre 10 e 14 de novembro, no Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Um grupo de oito juízes irá selecionar as 40 melhores, sendo 20 em cada categoria.

A etapa final está programada para o dia 24 de novembro, em Belo Horizonte, quando serão definidos os campeões regionais e o melhor café de Minas Gerais em 2025. A divulgação do resultado e a premiação serão feitas durante uma solenidade em dezembro, também na capital.

A realização do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais conta com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e Conselho Nacional do Café (CNC). O patrocínio é do Sistema Sicoob Crediminas e Supermercados Verdemar.

Mais informações pelos telefones (31) 3349-8075/8091/8173 ou pelo e-mail concursoqualidadecafemg@emater.mg.gov.br