Equipes da Vigilância Sanitária de Varginha participam de treinamentos voltados ao enfrentamento de bebidas irregulares e desenvolveram uma cartilha local de recomendações. O reforço nessas ações acontece por conta do aumento de casos de intoxicação por metanol no país. Até o momento, o Sul de Minas não registrou nenhum caso.
O primeiro treinamento aconteceu nesta quinta-feira (16) e teve como tema: “Alinhamento referente às Ações de Vigilância Sanitária — Intoxicação por Metanol por Ingestão de Bebidas Alcoólicas”, oferecido pela Vigilância Sanitária Estadual.
O segundo treinamento acontece nesta sexta-feira (17) e é promovido pela Associação Brasileira de Bares, Associação Brasileira de Bebidas Destiladas e Associação Brasileira de Bebidas, a convite da Anvisa. Empresários e colaboradores de pontos comerciais receberão orientações práticas para identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.
Como parte das ações locais, a Vigilância Sanitária de Varginha desenvolveu uma cartilha voltada aos consumidores, com dicas simples para reconhecer bebidas irregulares e evitar riscos à saúde. Além disso, o setor informou que as ações de fiscalização e orientação junto aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas serão intensificadas nos próximos dias. Denúncias podem se feitas no telefone (35) 3690-2204.
Vale lembrar que recentemente, no Sul de Minas, a Polícia Federal e a Polícia Civil realizaram operações contra bebidas adulteradas e falsificadas.
Confira as informações da cartilha:
- Lacre e tampa: devem estar firmes e intactos. Não consuma se houver sinais de violação, ou sobreposição de lacres.
- Rótulo: deve estar bem colado e legível — suspeite se houver erros, borrões ou impressão ruim. Registro do produto: verifique se a bebida possui registro no órgão competente.
- Preço: desconfie de valores muito abaixo do mercado. Líquido: deve ser límpido (destilados) e na quantidade correta — desconfie de bebidas destiladas com aspecto turvo, com partículas, cor alterada ou volume irregular.
- Compra: compre apenas em locais confiáveis, legalizados e exija nota fiscal.
- Dúvidas?: confirme a autenticidade junto ao fabricante em caso de dúvida.