Ouvindo...

Vigilância Sanitária de Varginha realiza treinamentos e lança cartilha sobre bebidas irregulares

Ações reforçam cuidados após aumento de casos de intoxicação por metanol no país.

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização e oferece orientações práticas para identificar sinais de falsificação em bebidas alcoólicas em pontos comerciais da cidade.

Equipes da Vigilância Sanitária de Varginha participam de treinamentos voltados ao enfrentamento de bebidas irregulares e desenvolveram uma cartilha local de recomendações. O reforço nessas ações acontece por conta do aumento de casos de intoxicação por metanol no país. Até o momento, o Sul de Minas não registrou nenhum caso.

O primeiro treinamento aconteceu nesta quinta-feira (16) e teve como tema: “Alinhamento referente às Ações de Vigilância Sanitária — Intoxicação por Metanol por Ingestão de Bebidas Alcoólicas”, oferecido pela Vigilância Sanitária Estadual.

Leia também

O segundo treinamento acontece nesta sexta-feira (17) e é promovido pela Associação Brasileira de Bares, Associação Brasileira de Bebidas Destiladas e Associação Brasileira de Bebidas, a convite da Anvisa. Empresários e colaboradores de pontos comerciais receberão orientações práticas para identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.

Como parte das ações locais, a Vigilância Sanitária de Varginha desenvolveu uma cartilha voltada aos consumidores, com dicas simples para reconhecer bebidas irregulares e evitar riscos à saúde. Além disso, o setor informou que as ações de fiscalização e orientação junto aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas serão intensificadas nos próximos dias. Denúncias podem se feitas no telefone (35) 3690-2204.

Vale lembrar que recentemente, no Sul de Minas, a Polícia Federal e a Polícia Civil realizaram operações contra bebidas adulteradas e falsificadas. Em Poços de Caldas, a Polícia Federal, com apoio do Mapa, coletou amostras de produtos para análise. Já em Bom Jesus da Penha, mais de 100 garrafas de bebidas falsificadas foram apreendidas pela Polícia Civil, e os proprietários dos estabelecimentos envolvidos foram ouvidos, com os produtos encaminhados à perícia técnica.

Confira as informações da cartilha:

  • Lacre e tampa: devem estar firmes e intactos. Não consuma se houver sinais de violação, ou sobreposição de lacres.
  • Rótulo: deve estar bem colado e legível — suspeite se houver erros, borrões ou impressão ruim. Registro do produto: verifique se a bebida possui registro no órgão competente.
  • Preço: desconfie de valores muito abaixo do mercado. Líquido: deve ser límpido (destilados) e na quantidade correta — desconfie de bebidas destiladas com aspecto turvo, com partículas, cor alterada ou volume irregular.
  • Compra: compre apenas em locais confiáveis, legalizados e exija nota fiscal.
  • Dúvidas?: confirme a autenticidade junto ao fabricante em caso de dúvida.