Ouvindo...

Campanha faz festa para receber imagem sacra furtada há 30 anos, no Sul de Minas

Peça foi recuperada através de programa do Ministério Público de Minas Gerais

Imagem feita em madeira é datada do século 18

A cidade de Campanha, na região Sul de Minas, recebe nesta terça-feira (30) a imagem de Santo Elesbão, furtada do Museu Regional do Sul de Minas, em 1994. Ela foi recuperada pelo Programa Sondar, do Ministério Público do Estado (MPMG).

Uma festa foi preparada nesta terça (30) para receber a peça, às 19h, na Catedral Diocesana de Santo Antônio, no Centro de Campanha.

Após a entrega oficial, a peça recuperada será conduzida pelos Ternos de Congadas em cortejo até o Museu Regional, onde volta a fazer parte do acervo da Sala de Arte Sacra.

Furto de outras peças sacras

A imagem de Santo Elesbão, produzida em madeira, no século XVIII, foi levada com outras 27 peças. Em 1998 a imagem de Santa Cecília foi recuperada após a prisão de uma quadrilha internacional de furtos de obras de arte.

Em 2004, a imagem de Santa Bárbara foi devolvida ao município, após operação da Polícia Federal. No mesmo ano, a imagem de São Vicente Ferrer foi encontrada abandonada em uma igreja de São Paulo e devolvida à Campanha.

No ano de 2021 a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada pelo Ministério Público de Minas Gerais e devolvida ao município de Campanha. Ela chegou a ser anunciada em um leilão de arte.

Leia também

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .