Durante o verão, é necessário prestar atenção em possíveis alterações na pressão arterial, principalmente em contextos de altas temperaturas e baixa ventilação.
Segundo o médico Antônio Claret Morais, especialista em Clínica Médica, dois fatores são primordiais para explicar os motivos das alterações de pressão durante o calor.
“O primeiro deles refere-se ao efeito direto do calor sobre o sistema vascular, quando ocorre uma vasodilatação mais acentuada, que resulta naturalmente na redução dos níveis de pressão. Somado a isso, há o fator da desidratação, que se torna mais frequente nesta época do ano, afetando especialmente os idosos, que costumam apresentar maior dificuldade na ingestão adequada de líquidos”, explicou.
Ao identificar alguém sujeito a uma crise de hipotensão ou se ocorrer a queda, é necessário primeiramente buscar um local seguro. "É fundamental que a pessoa se assente ou, se possível, deite-se. O objetivo primordial desse procedimento é evitar o risco iminente de quedas e traumas, que representam o principal perigo imediato decorrente da perda de consciência ou fraqueza”, recomendou o médico.
Os idosos são aqueles que devem procurar atendimento médico de imediato, principalmente se tiverem comorbidades, fizerem uso de polifarmácia ou utilizem múltiplos medicamentos.
“A importância da avaliação médica reside na necessidade de afastar outras causas graves de hipotensão, como arritmias cardíacas, infartos e outras patologias que podem se manifestar de forma semelhante à desidratação”, concluiu.