Ansiedade e busca por prazer influenciam consumo de álcool entre universitários, diz estudo

O estudo identificou que emoções exercem papel central no comportamento de consumo

Uma pesquisa conduzida na Universidade de São Paulo (USP) adaptou e validou instrumentos que ajudam a compreender as motivações associadas ao consumo de álcool entre universitários. As ferramentas permitem avaliar tanto os fatores que levam estudantes a beber quanto aqueles que contribuem para a redução ou interrupção do consumo, aspectos ainda pouco explorados em estudos e práticas clínicas.

O estudo identificou que emoções exercem papel central no comportamento de consumo. Entre os fatores associados ao uso abusivo de álcool estão estratégias de enfrentamento de emoções negativas, como ansiedade, tristeza, angústia, medo e culpa. Por outro lado, alguns estudantes relatam consumir bebidas alcoólicas como forma de intensificar sentimentos positivos, como alegria, prazer, entusiasmo e autoestima.

Instrumentos adaptados para o Brasil

Segundo o psicólogo Kairon de Sousa, autor da pesquisa, estudos realizados no país na última década se concentraram principalmente em dados epidemiológicos, padrões de consumo e consequências do uso de álcool entre universitários, com pouca atenção às variáveis psicológicas que antecedem o comportamento de beber.

Para ampliar essa análise, o trabalho adaptou dois instrumentos internacionais, um desenvolvido no Canadá e outro na Argentina, voltados à investigação de fatores psicológicos relacionados ao consumo, redução ou interrupção da ingestão de álcool. O processo incluiu tradução independente, elaboração de uma versão consensual pela equipe, avaliação por especialistas e aplicação de um teste piloto com universitários para verificar clareza e compreensão das questões.

Após a validação, as ferramentas foram utilizadas na etapa empírica da pesquisa, que contou com a participação de 506 estudantes de graduação de diferentes regiões do Brasil. Nessa fase, os pesquisadores analisaram a relação entre estados emocionais e os resultados do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), instrumento internacional utilizado para identificar padrões de uso nocivo de álcool.

A investigação resultou na tese “Motivações, vivências afetivas e problemas de uso de álcool em universitários”, defendida no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, sob orientação da professora Sonia Regina Pasian.

Leia também

Estratégia disfuncional de enfrentamento

De acordo com o autor, o uso do álcool como forma de lidar com emoções negativas pode representar uma estratégia de enfrentamento disfuncional. Nesses casos, o estudante recorre à bebida para aliviar sentimentos desagradáveis e obtém um alívio momentâneo, sem resolver as causas do sofrimento. Esse mecanismo tende a reforçar o comportamento e aumentar o risco de dependência.

O estudo também aponta que o ingresso no ensino superior costuma estar associado ao aumento do consumo de álcool. O período envolve mudanças significativas, como adaptação à vida universitária, afastamento da família, pressão acadêmica e busca por integração social.

Entre os padrões identificados está o consumo excessivo em curto período de tempo, conhecido como binge drinking, prática comum em ambientes universitários e associada a diversos prejuízos, como queda no desempenho acadêmico, apagões alcoólicos, comportamentos sexuais de risco, dificuldades nas relações interpessoais e maior probabilidade de uso combinado com outras substâncias.

Ampliação das estratégias de prevenção

Para a professora Sonia Regina Pasian, a inclusão de estratégias voltadas ao manejo das emoções amplia as possibilidades de investigação sobre fatores que podem favorecer a redução ou interrupção do consumo de álcool entre universitários. Segundo ela, os instrumentos também permitem analisar de forma mais sistemática os problemas relacionados ao consumo a partir da perspectiva do próprio estudante, considerando suas experiências, percepções e valores.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...