Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Câncer colorretal: Santa Casa BH promove mutirão de colonoscopia

Exame identifica pólipos que podem evoluir para um câncer — quando doença é identificada precocemente, chances de cura são de 90%

Mutirão conta com equipe multiprofissional

A Santa Casa BH realiza um mutirão de colonoscopia neste sábado (22). Serão atendidos 100 pacientes previamente avaliados e encaminhados por unidades de saúde. Os atendimentos terão início às 7h, no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT).

A colonoscopia serve para identificar a presença de pólipos, verrugas que aparecem no intestino devido a mutações genéticas e podem evoluir para um câncer colorretal. O exame é indicado para homens e mulheres que tenham mais de 45 anos.

Leia também

O mutirão conta com uma equipe multiprofissional composta por coloproctologistas, anestesistas, residentes e técnicos de enfermagem da Santa Casa BH, além de especialistas convidados.

Um dos médicos que estarão presentes é o Dr. Guilherme Santos, coloproctologista e chefe do CDT da Santa Casa BH. Ele destaca que “a colonoscopia é a principal ferramenta de prevenção, pois permite a identificação e remoção de pólipos antes que evoluam para um câncer. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%”.

Câncer colorretal é um dos mais frequentes e letais

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 45 mil brasileiros desenvolvem a doença por ano. O câncer colorretal é o segundo mais comum entre homens e mulheres e ocupa a terceira posição entre as principais causas de morte por câncer no Brasil.

Além disso, o INCA estima que 65% dos casos ainda sejam detectados em estágios avançados, o que eleva os custos do tratamento e reduz significativamente a sobrevida dos pacientes.

Entre os principais fatores de risco para o câncer de intestino estão a idade acima de 45 anos, o histórico familiar da doença, o sedentarismo e a obesidade, bem como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e uma alimentação pobre em fibras e rica em gorduras saturadas.

Sintomas de câncer colorretal

Nas fases iniciais, o câncer colorretal não apresenta sintomas. Quando há alteração do hábito intestinal, dor abdominal, presença de sangue nas fezes ou obstrução, o câncer já tende a estar em fases mais avançadas.

Serviço

Mutirão de colonoscopia na Santa Casa BH

  • Data: 22 de março;
  • Local: Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa BH;
  • Endereço: Av. Francisco Sales, 1111, Santa Efigênia;
  • Horário: Atendimento a partir das 7h;
  • Público-alvo: Pacientes do SUS previamente agendados.

*Sob supervisão de Marina Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.