Ouvindo...

Síndrome do coração de feriado: conheça esse problema de saúde comum durante as festas de fim de ano

Consumir bebida alcoólica em excesso, não se alimentar, não beber água, e dormir pouco são fatores de risco que podem causar a arritmia cardíaca

Dezembro é o mês mais festivo do ano. Confraternizações de fim de ano do trabalho, dos amigos, e da família são as principais, além da ceia de natal e da festa de ano novo. Com tantos eventos na agenda, alguns cuidados com a saúde são importantes, principalmente com a saúde do coração.

De acordo com o médico cardiologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Alan Max, a Síndrome do Coração de Feriado, também chamado de “Holiday Heart Syndrome” é uma arritmia cardíaca que ocorre com mais frequência após o consumo de bebida alcoólica e, por isso, é muito mais comum nessa época do ano. A principal arritmia identificada nesses casos é a fibrilação atrial.

Consumir bebida alcoólica em excesso, não se alimentar, não beber água, e dormir pouco são fatores de risco que podem causar a arritmia cardíaca. Por isso, é importante ficar atendo aos sintomas, até mesmo durante a diversão. “Os principais sintomas são palpitações, sentir o coração disparado, acelerado, batendo descompromissado. Se sentir esses sintomas a pessoa deve procurar o médico em um serviço de urgência. No caso de pacientes que já possuem comorbidades como hipertensão arterial, diabetes ou alguma cardiopatia, o risco de complicações graves como infarto ou AVC aumenta”, alerta o cardiologista.

Prevenção

“Se hidratar adequadamente, dormir bem, evitar exageros na bebida alcoólica reduzem a chance dessa arritmia”, detalha o médico cardiologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Alan Max. Lembrando que a alimentação saudável e a prática de atividades físicas ao longo de todo o ano podem ajudar na prevenção de quaisquer problemas de saúde.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.