Ouvindo...

Saiba a importância da atividade física para o controle da diabetes

Atividades físicas ajudam porque causam aumento da captação da glicose no músculo em contração, elevando o número de receptores que vão utilizar a glicose no sangue como fonte de energia

Mais de 10,2% da população brasileira é atingida pela diabetes, segundo dados da pesquisa Vigitel Brasil (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A doença pode ser causada por fatores hereditários e também comportamentais e, no segundo caso, fazer exercícios físicos pode ajudar bastante.

Segundo o médico Renato Redorat, do Departamento de Exercício e Esporte da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), ‘diversos estudos comprovaram que a prática regular de exercício físico por pessoas com diabetes melhora o controle glicêmico, reduz fatores de risco cardiovascular, contribui para a perda de peso, melhora a fertilidade e aumenta o bem-estar’.

Para os iniciantes, os melhores são os exercícios de baixa e média intensidade. Caminhada, corrida, pedalada e natação, de cinco a sete vezes por semana, traz vantagens para o controle da glicemia. Musculação e esportes de luta também ajudam, porque incentivam o ganho de massa muscular e aumentam a queima de glicose, além de melhorar a sensibilidade da insulina.

Leia também

As atividades físicas, segundo o médico, ajudam porque durante a atividade, ‘há aumento da captação da glicose no músculo em contração, elevando o número de receptores que vão utilizar a glicose no sangue como fonte de energia’. Dessa forma, a glicose não ficará acumulada e nem levará ao ganho de peso.

Os pacientes, porém, devem tomar cuidado com atividades de maior intensidade, uma vez que elas podem aumentar a glicemia devido à ação dos hormônios contrarreguladores da insulina, como adrenalina e testosterona, por exemplo. ‘Se a pessoa está com a glicemia descontrolada (taxas de glicemia maiores do que 250mg/dl), a atividade física pode aumentar a glicemia e deve ser evitada enquanto essa taxa de glicose não baixar, principalmente nas pessoas com diabetes tipo 1', explicou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais