Correr é uma das formas mais intuitivas de exercício físico e, cada vez, ganha mais adeptos com a multiplicação dos grupos de corredores de e recordes de inscrições em provas de rua que variam de 5, 20 ou até 30Km.
Se você está pensando em se juntar a esse grupo, há muito a aprender com os erros dos corredores que vieram antes de você. Veja, a seguir, um compilado de conselhos de especialistas que podem te ajudar a construir uma rotina saudável.
- Comece devagar. Correr com muita frequência, no início, pode provocar esgotamento físico ou o surgimento de lesões;
- O ideal é correr de dois a três dias por semana, intercalando com caminhadas. Por exemplo, três minutos de corrida seguidos de um minuto de caminhada;
- Não corra rápido demais. Encontre seu ritmo, pensando que naquela velocidade seria capaz de conversar com um amigo. Se você se pegar ofegante durante uma corrida, desafie-se a ir mais devagar.
- Defina metas que se encaixem no seu estilo de vida. Antes de se inscrever em uma corrida ou se comprometer com um plano de treinamento, considere o que é realista para você e seu estilo de vida. Pergunte-se com que frequência você pode correr em uma semana e quanto tempo pode dedicar à corrida nesses dias;
- Se você acha que 30 minutos duas vezes por semana são viáveis, por exemplo, defina metas que se encaixem nesse contexto.
- Inscrever-se em uma corrida pode ser uma meta motivadora para alguns novos corredores, mas não é um pré-requisito para começar um hábito de corrida.
- Alimente-se antes e depois das corridas.
Leia mais:
Saiba os benefícios da prática de exercícios para a saúde
OMS emite ‘sinal de alerta’ a pessoas que não praticam exercício físico; entenda
Quais são os melhores exercícios para emagrecer em casa?
Meghann Featherstun, nutricionista esportiva americana, diz que não se alimentar antes de corridas é um erro comum. “Seu corpo está em jejum durante a noite e não tem muita energia disponível para correr assim que você sai da cama. Com o tempo, não se alimentar corretamente pode aumentar suas chances de lesão e impactar negativamente seus hormônios e metabolismo”, disse ela.
Quando você terminar a corrida, foque em alimentos ricos em proteínas acompanhados de carboidratos e gorduras saudáveis para ajudar na recuperação.