Ouvindo...

Saiba os benefícios da prática de exercícios para a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado, no mínimo, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica, por semana, para adultos e, 60 minutos para crianças.

O dia 6 de abril é lembrado o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. O objetivo do dia é promover a conscientização da importância da atividade física para a saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado, no mínimo, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica, por semana, para adultos e, 60 minutos para crianças. Segundo o profissional de educação física, Stanley Michetti, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos. Já o exercício físico é uma forma planejada, estruturada e repetitiva, com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão física. Por exemplo, caminhar até o trabalho e arrumar casa são consideradas atividades físicas. Fazer musculação ou corrida é considerado exercício físico.

Para o especialista são vários os benefícios da prática de atividade física. “O exercício físico é fundamental para melhorar a saúde, fortalecer os músculos e ossos, controlar o peso, melhorar o sistema cardiorrespiratório, melhorar o humor e reduzir o estresse. Pode também ajudar na prevenção e no controle de várias doenças, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas”, afirma.

Para as pessoas que são sedentárias e não sabem qual o melhor exercício físico fazer, a dica do professor de educação física é que não existe um exercício físico melhor. O melhor é aquele que a pessoa irá se adaptar e manter regularidade na execução.

Se a dúvida é escolher uma atividade aeróbica ou musculação, o ideal é mesclar as duas modalidades. “A musculação é importante para o ganho de massa muscular e óssea, principalmente para idosos. Ajuda no controle de peso, libera vários hormônios que ajudam no controle do estresse, ansiedade e depressão. Já os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e vascular, ajudam a emagrecer e, dependendo do exercício, promove a socialização, ajudando a combater o estresse, a ansiedade e a depressão”, aponta o profissional em educação física, Stanley Michetti.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.