Há dias, várias cidades brasileiras estão sofrendo com a falta de chuva, tempo seco e altos níveis de poluição atmosférica. Esse tempo adverso pode ser um perigo para saúde de várias pessoas e, por isso, é importante que elas tomem precauções para evitar doenças respiratórias.
Leia mais:
- Tempo seco em BH: veja dicas importantes para manter a saúde em dia
- BH amanhece esfumaçada e com forte cheiro de queimado; veja previsão desta quarta (4)
- Saudades da chuva? Veja antes e depois de BH após quase 140 dias de estiagem
À Itatiaia a pneumologista do Hospital Felício Rocho, Tarciane Aline Prata, deu orientações sobre formas de diminuir o desconforto causado pelo tempo seco. Confira abaixo:
- Mantenha-se hidratado, beba bastante água
- Utilizar soro fisiológico nasal. Ela recomenda que a substância seja aplicada cerca de quatro vezes ao dia.
- Aumentar a umidificação do ambiente para isso:
- Coloque uma vasilha de água nos ambientes
- Utilize aparelhos umidificadores
- Consumo de alimentos ricos em água, como frutas e vegetais
- Uso de máscaras em ambientes poluídos
Quais os riscos do tempo seco para crianças?
Também à Itatiaia, a coordenadora do serviço de otorrino pediatria da Oncoclínicas, Cristiana Musacchio, que com o tempo seco e poluído, os responsáveis não podem descuidar da hidratação das crianças e bebês. "É importante que os pais aumentem a hidratação oral e evitem que os filhos realizem exercícios físicos em períodos mais quentes dos dias”, pontua.
Isso porque, esses fatores adversos podem provocar a irritação de mucosas respiratórias e oculares, crises mais frequentes de asma, além de broncoespasmos, sangramento no nariz, sensação de cansaço e parotidite tanto em crianças como em adultos. Assim como Prata, Musacchio recomenda, que para evitar esses quadros é importante que as pessoas tentem, ao máximo, manterem as mucosas hidratadas com soro fisiológico e com o aumento de ingestão de água.