Comemorado no próximo domingo (12), o Dia das Mães é uma data para homenagear quem gera e transforma vidas. Além de celebrar, também é dia para destacar a luta diária das mães. Mãe do Théo, a jornalista Larissa Carvalho é um grande exemplo de maternidade.
Em entrevista à Itatiaia, no programa Rádio Vivo, Larissa detalhou os momentos de angústia ao descobrir que o filho não andaria nem falaria.
‘Eu não sabia, mas o meu leite estava matando os neurônios do meu filho’, disse a repórter da Globo.
Filho de Larissa, Théo tem 8 anos e, por falta de informação e acesso ao
A doença rara foi detectada após 17 meses de angústia e incerteza, com um ano e 10 meses de idade e impede que ele metabolize proteínas. Por isso, leite e todos os alimentos com proteínas matam os neurônios.
Com o diagnóstico tardio, Théo perdeu perdeu a capacidade de sentar, andar e falar. A mãe luta até hoje pelo tratamento e a ampliação do teste do pezinho pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que poderia ter mudado a vida do filho.
‘Eu não descobri na hora certa porque eu fiz o teste do pezinho do SUS, que só rastreia 6 doenças. A do Théo não está entre elas. Depois que eu descobri comecei a pesquisar e encontrei várias mães que passam pela mesma situação’, contou Larissa.
A mãe do Théo, viu a mobilização começar a fazer efeito em 2021, quando foi sancionada a
Na véspera do Dia das Mães, neste sábado (11), a história de amor, superação e luta da repórter Larissa Carvalho e outras mães será exibida no documentário ‘Uma Gota de Esperança’, na TV Globo Minas.
Serviço
‘Uma Gota de Esperança’
- Data: 11 de maio; depois do Rolê nas Gerais.
- Horário: 15h50
- Onde: TV Globo Minas
*Sob supervisão de Enzo Menezes