Ouvindo...

Tártaro: é possível tratar e remover em casa?

Caracterizado pela calcificação da placa bacteriana, o problema bucal pode trazer riscos aos dentes

Veja como identificar e tratar o problema

Você já passou a língua nos dentes e sentiu que está arranhando ou áspero? Essa ‘crosta’ pode ser tártaro. Entenda o problema e como tratar.

O tártaro é a calcificação da substância placa dental, bacteriana. Para ficar mais fácil de identificar, o tártaro é quando sai uma ‘massinha branca’ ao passar o fio dental. Ela contém várias bactérias e endurece com o tempo.

Leia também

Quando não é removido, o tártaro não sai e pode gerar um processo inflamatório, a gengivite, que é possível identificar quando há sangramento ao passar fio dental.

É possível tratar em casa?

O tártaro só pode ser removido em consultório, pelo dentista. Mas há alguns cuidados que podem ajudar e prevenir o problema, como a escovação frequente e o uso de fio dental.

Por isso, quando sentir alguma aspereza, sinal de inflamação entre os dentes ou um odor no fio dental é necessário procurar um profissional. Com o tártaro, a pessoa pode desenvolver perda óssea e levar a perda do dente no futuro.


Participe dos canais da Itatiaia:

André Pataro é dentista e professor PhD. Aqui iremos discutir sobre a importância do sorriso em nossas vidas e oferecer dicas de como manter um sorriso saudável, funcionalmente adequado e esteticamente agradável em cada momento de nossas vidas. Quero ajudar você a sorrir mais e melhor! Conte comigo!