Minas Gerais registrou 3.333 casos de
Em janeiro de 2025, foram registrados 5.747 casos de
A SES-MG destaca que a
Transmissão e sintomas
O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, é transmitido de três formas:
- Contato direto: ao tocar uma pessoa infectada ou superfícies contaminadas e levar as mãos ao rosto (boca, nariz ou olhos).
- Gotículas: são liberadas ao tossir, espirrar ou falar podem atingir quem está a menos de 1 metro de distância.
- Aerossóis: partículas menores e mais leves que as gotículas que permanecem no ar por horas e podem alcançar também distâncias maiores que 1 metro, especialmente em locais fechados e mal ventilados ou quando há exposição prolongadas, muitas vezes em atividades em grupos que requer esforço respiratório (gritar, cantar, fazer exercícios).
Os sintomas variam confirme a gravidade da doença. Também é possível que o paciente seja assintomático. Os casos podem ser:
- Leves:
Presença de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, febre, tosse, dor de garganta, mal-estar, dor de cabeça, mialgia, náusea, vômito, diarreia, anosmia, ageusia), mas sem apresentação de dispneia ou imagem de tórax alterada. - Moderado:
Inclui sintomas descritos anteriormente, mas apresentam saturação de oxigênio (SpO2) ≥94% em ar ambiente, devendo ser verificado na unidade de saúde. - Grave:
Apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou SpO2 ≤94% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto - Crítico:
Apresentam manifestações como síndrome do desconforto respiratório agudo,sepse, choque séptico, trombose aguda e/ou disfunção de múltiplos órgãos.