Ouvindo...

Times

Apenas 1 a cada 4 crianças receberam a vacina contra a dengue em Minas Gerais

Mais de 75% da população entre 10 e 14 anos não recebeu o imunizante, informou a Sec. de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta terça-feira (12)

Apenas 1 a cada 4 crianças receberam a vacina contra a dengue em Minas Gerais até o momento, informou o Sec. de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta terça-feira (12).

O governo de Minas definiu o próximo “Dia D” de vacinação contra a dengue para 23 de março. A imunização é direcionada para crianças entre 10 e 14 anos.

Minas Gerais responde por um em cada três casos de dengue no Brasil. 2024 é classificado pelo Secretário de Saúde como o “pior ano da dengue da história” no estado.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, até segunda-feira (11), houve mais de 500 mil casos prováveis e 185.690 confirmados em Minas.

Leia também

Baixa cobertura vacinal

Foram enviadas 78.790 doses para os 22 municípios de Minas Gerais, conforme designação do Ministério da Saúde, para a execução da vacinação em suas áreas.

No entanto, apenas 23,95% das doses disponíveis foram aplicadas em Minas Gerais até o momento, de acordo com Fábio Baccheretti.

Portanto, mais de 75% da população apta para a vacinação ainda não recebeu o imunizante.

O número estimado de crianças de 10 a 14 anos, nos 22 municípios, é de 195.828 pessoas, segundo o Censo 2022.

Os locais se concentram na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo.

Minas Gerais começou a campanha de vacinação contra dengue em 24 de fevereiro de 2024.

Veja os municípios de Minas Gerais habilitados para a vacinação:

  • Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União, Taquaraçu de Minas, Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo D'água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.
Leia mais