Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

‘Dia D’ de combate à dengue em MG será neste sábado (24)

No estado já são 80.589 casos confirmados e mais de 234 mil prováveis da doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde

Já são setenta e duas cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa da dengue, de acordo com atualização da Secretaria de Estado de Saúde. Em Minas, os números mais recentes da dengue apontam 20 mortes confirmadas e 136 em investigação. São 80.589 casos confirmados e mais de 234 mil prováveis.

De acordo com o Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, o estado é muito heterogêneo, mas hoje, a região metropolitana de Belo Horizonte, assim como o Vale do Aço, região de Divinópolis e Noroeste Mineiro, são as regiões com a maior incidência e crescimento de casos.

‘Nós temos atendimento organizado do sistema de saúde, como fizemos aqui em Belo Horizonte, as regiões do estado, para não termos mortes evitáveis de dengue, mas precisamos da população, porque isso tudo só acontece porque existe água parada em alguma casa, porque está dentro de casa a maior parte dos focos de mosquito. Então por isso nós, dos gestores públicos, precisamos muito da sociedade como um todo para que nós andemos juntos, por isso eu convoco para o nosso dia D, que vai acontecer no próximo sábado, dia 24, para que juntos consigamos evitar focos de mosquito’.

Leia também

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a ideia é promover o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito. O movimento contará com, pelo menos, 160 municípios mineiros de todas as regiões que vão fazer mutirões comunitários para eliminar os focos de Aedes aegypti que além da dengue, é responsável pela transmissão da zika e chikungunya.

Em Minas, de acordo com o balanço mais recente sobre a chikungunya, são quatro mortes confirmadas e 18 em investigação, quase 17.700 casos confirmados e quase 27.000 casos prováveis. Seis casos de zika com nenhuma morte para a doença este ano.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.
Leia mais