Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Trombose: saiba como evitar doença que acomete avó de Jojo Todynho

Doença é cada vez mais frequente no Brasil mas população ainda desconhece a gravidade

Imagem de joelho inchado por trombose

Doença é cada vez mais frequente no Brasil mas população ainda desconhece a gravidade

Pexels

Uma notícia que repercute nas redes sociais nos últimos dias é a condição de saúde da avó da cantora Jojo Todynho, Dona Rita Maria. Ela foi internada às pressas com fortes dores nas pernas. A cantora compartilhou os detalhes nas redes sociais e confirmou que a causa do problema é trombose.

Apesar de a doença ser cada vez mais frequente no Brasil, a população ainda desconhece a gravidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) revelou que 165 pessoas foram internadas por dia, no Brasil, durante os oito primeiros meses de 2023.

Mas o que é a trombose?

De acordo com Josualdo Euzébio Silva, cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a trombose é a formação de coágulo de sangue que pode entupir as veias, mais comum nos membros inferiores. Este coágulo quando fecha uma veia pode causar sintomas ou pode se desprender e ir para o pulmão causando a embolia pulmonar, complicação da trombose.

A embolia pulmonar é a complicação de uma trombose venosa e pode levar à morte. Dependendo do caso, a pessoa não consegue nem chegar ao hospital dependendo do tamanho do trombo. Por isso, a importância das informações do que é trombose, quais são os sintomas e como prevenir’, detalha.

Leia Também

Segundo o médico, são vários fatores que podem causar a trombose: idade, imobilidade, colesterol, obesidade, cirurgias prolongadas, consumo de álcool, fumo, anticoncepcionais e, até a genética.

Sintomas

Em alguns casos, a trombose pode não apresentar sintomas. Mas é necessário procurar um médico caso observe inchaço, vermelhidão e calor local, dor, sensação de peso ou rigidez da musculatura.

Prevenção

A prevenção da doença requer não ficar muito tempo parado, levantando-se periodicamente para caminhar um pouco, estimulando a circulação do sangue pelos membros. A atividade física é outro fator de prevenção. Parar de fumar e consumir álcool também são medidas preventivas importantes.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leia mais