Ouvindo...

Zema volta a defender saída do Brasil dos BRICS e diz que proposta de Lula de substituir dólar é ‘ideia de jerico’

Governador de Minas Gerais afirmou que governo Lula erra ao defender moeda comum para os BRICS e alfineta presidente Lula

Governador Romeu Zema afirmou que lojas de sua família foram alvos de operação da PF

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, em postagem nas suas redes sociais nesta segunda-feira (4), que a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de se criar uma moeda comum entre os países do BRICS é uma “ideia de jerico”.

Zema postou um trecho da fala do presidente Lula durante o encontro nacional do PT, no domingo (3). No trecho, Lula diz que não vai abrir mão da construção de uma moeda alternativa ao dólar.

“Por que o presidente insiste nessa ideia de jerico? Ninguém é obrigado a usar moeda nenhuma. Os países negociam em dólar porque é forte e amplamente aceito. O Brasil não tem nada que defender moeda comum dos BRICS. O Brasil tem é que sair dos BRICS”, escreveu o governador Romeu Zema.

‘Ideia de jerico’ é uma expressão popular brasileira, muito usada na Região Nordeste, que significa uma ideia absurda, estúpida ou pouco inteligente. O termo “jerico” é um sinônimo de burro ou jumento.

Exportações de MG

Apesar da crítica de Zema, os países que fazem parte do BRICS representam atualmente uma importante parcela das exportações de Minas Gerais.

Em 2024, os países do BRICS foram responsáveis por comprar 42% de todas as exportações do estado de Minas Gerais. Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.