Belo Horizonte
Itatiaia

STF prorroga prazo para governo e Congresso apresentarem regras sobre emendas

Prazo inicial se encerraria nesta sexta-feira (30), mas texto ainda está sendo elaborado

Por
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu com seu colega de Corte Flávio Dino e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, na sede do Supremo • Antonio Augusto/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concordou na quinta-feira (29) em prorrogar por mais dez dias o prazo para que o governo e o Congresso Nacional definam novas regras para a execução das emendas parlamentares, suspensas por decisão do magistrado.

Inicialmente, o acordo firmado por representantes dos Três Poderes em reunião no último dia 20 previa que a apresentação deveria ocorrer até esta sexta-feira (30).

O Planalto e o governo tentam chegar a um texto contemplando o que foi definido no acordo. A intenção é que essas regras fossem incluídas em um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN), que precisa ser votado conjuntamente pelas duas Casas.

Mas, na quarta, o ministro Rui Costa, que está à frente das negociações, sinalizou que as mudanças devem constar em um projeto de lei complementar (PLP), que precisa ser votado separadamente pela Câmara e pelo Senado.

Por

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Tópicos