Ouvindo...

Sem instância superior, STF avança limites, afirma Marco Aurélio Mello

O ministro aposentado do Supremo concedeu entrevista à Itatiaia nesta sexta (25)

Ministro aposentado Marco Aurélio Mello

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, afirmou que a ausência de uma instância superior à Corte pode abrir caminho para excessos no tribunal.

Em entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (25), ele disse que a centralização de processos no gabinete do ministro Alexandre de Moraes fere o princípio democrático da distribuição e criticou a forma como o inquérito das “fake news” foi instaurado.

“O fato de não haver acima do Supremo um órgão para corrigir os pronunciamentos que formalize, não leva à forçação de mão, mesmo porque nós sabemos que o exemplo vem de cima”, afirmou. Segundo ele, “um suspiro no âmbito do Supremo repercutia nos demais órgãos do Judiciário”.

Leia também

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.