O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado nesta quinta-feira (17) em Goiânia para participar da abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece em meio à comoção provocada por um grave acidente envolvendo universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA) a caminho do evento.
“Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”, declarou Lula em nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto.
As vítimas estavam em um micro-ônibus que colidiu com uma carreta e um ônibus no km 2 da BR-153, em Porangatu (GO), na madrugada desta quarta-feira (16). O grupo viajava do Pará rumo à capital goiana para acompanhar o congresso, que acontece a cada dois anos e tem como principal pauta a eleição da nova diretoria da entidade.
A UNE lamentou o ocorrido em nota oficial publicada nas redes sociais, afirmando que está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e de Goiás, com a UFPA, a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Governo Federal e demais instituições para prestar apoio às pessoas envolvidas e suas famílias.
A expectativa é que o presidente Lula reforce, durante o evento, o compromisso do governo com a educação pública e com o diálogo permanente com o movimento estudantil.