Ouvindo...

Líder do governo Zema vai presidir comissão que indicará novo conselheiro do TCE

A comissão irá sabatinar o candidato único, deputado Alencar da Silveira Júnior, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na terça-feira (15)

Deputados João Magalhães (MDB) e Cássio Soares (PSD).

Os deputados João Magalhães (MDB) e Cássio Soares (PSD) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial que irá emitir parecer sobre a candidatura do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

O próximo passo é a sabatina, prevista para ocorrer na terça-feira (15). Em seguida, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entrará em recesso e, no início de agosto, deverá pautar a votação em plenário.

Alencar, único candidato ao cargo no TCE, teve a candidatura oficializada na última quinta-feira (10). O outro postulante à vaga, o deputado Sargento Rodrigues (PL), desistiu de concorrer na noite de quarta-feira (9).

A ALMG tem direito a indicar três conselheiros ao Tribunal. A primeira vaga está aberta desde a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro José Alves Viana, em abril de 2024.

Entre os cotados para as próximas indicações estão, além do deputado Sargento Rodrigues, Ione Pinheiro (União Brasil), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT), Tito Torres (PSD), Gustavo Valadares (PMN) e o próprio Alencar da Silveira.

Alencar ocupa uma cadeira na ALMG há oito mandatos consecutivos. Antes de se eleger deputado, foi vereador, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.