Ouvindo...

Flávio Dino aflineta Bolsonaro e afirma não existir ‘sala escura’ de manipulação de votos no TSE

Fala ocorreu durante uma palestra no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), na região centro-sul de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (13)

Ministro Flávio Dino deu palestra em Belo Horizonte nesta sexta-feira (13)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sem citar o seu nome, durante uma palestra no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), na região centro-sul de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (13).

O ministro afirmou que não há “sala escura” que altera o código fonte das urnas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao contrário do que já defendeu Bolsonaro no passado.

“Tivemos um debate sobre a sala escura do TSE onde se manipula o código fonte da urna eletrônica. Não existe sala escura, não existe manipulação de código fonte. Dizer que isso foi perpetrado em sucessivas eleições no nosso país é uma opinião? Não, é uma mentira”, afirmou Dino.

O magistrado ainda defendeu que existe “verdade e mentira” e que “existem fronteiras muito claras entre luminosidade e escuridão total”. “Estamos no STF diante de todos esses impasses”, destaca.

Ainda durante seu mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em 2021, que existiria uma “sala escura” no TSE que permitiria a “manipulação” de votos. A afirmação foi negada tanto por técnicos quanto por autoridades.

A declaração de Dino acontece na mesma semana quando Bolsonaro depôs no STF sobre o suposto plano de golpe de estado após as eleições de 2022. Em sua fala, o ex-presidente negou ter incentivado uma insurreição.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.