Ouvindo...

Flávio Bolsonaro diz que anistia é o ‘primeiro passo’ contra tarifaço de Trump

PL pressiona para votação da anistia no Congresso; Trump manifestou apoio a Jair Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que “o primeiro passo” para que uma negociação sobre as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil comece a ser discutida, é pautar o projeto da anistia no Congresso Nacional. A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil na quinta-feira (11).

“O primeiro passo que a gente tem que discutir é sim uma anistia ampla, geral e irrestrita. Porque hoje o Congresso só não aprova essa grande anistia, e isso é um sentimento da maioria esmagadora do Congresso, porque há uma pressão de alguns ministros do Supremo”, afirmou o filho do ex-presidente Bolsonaro. De acordo com o parlamentar, a taxação imposta por Trump de 50% não tem um caráter “comercial”, mas “político”.

“E porque ele está fazendo isso? A carta dele é muito clara e muito objetiva, é um combate ao lawfare aqui no Brasil, ele quer luar pela liberdade que tem que ter nas redes sociais”, continuou.

Mais cedo, Donald Trump indicou deve conversar com o presidente Lula, “mas não agora”. “Talvez em algum momento, mas não agora. Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Eu o conheço bem, já negociei com ele [Bolsonaro] e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”, respondeu a jornalista brasileira enquanto embarcava para visitar o estado do Texas.

Anistia

Mesmo sem muito prazo, o PL quer a tramitação do projeto da anista para antes do recesso, que começa depois do final da próxima semana. A pauta tem apoio de Bolsonaro. Agora, com o suporte de Trump, o texto, que já era considerado polêmico, pode enfrentar mais controvérsias entre parlamentares.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.